1. Exclusividade
Manipulados podem combinar ativos que normalmente não estariam juntos, criando um medicamento completamente exclusivo e perfeito para o seu tratamento, com a dose ideal. Outro grande diferencial é a forma de ingestão que pode ser alterada, bem como sabor e cheiro, facilitando o tratamento de crianças e idosos, por exemplo.
2. Formas farmacêuticas
A manipulação permite a produção de medicamento em diferentes formatos além da cápsula, como a líquida (xaropes), sólida (gomas, balas e pirulitos), e semissólidas (iogurtes e pastilhas), por exemplo.
Assim, o manipulado se adequa às preferências e necessidades de cada paciente e tratamento.
3. Dose ideal
As doses dos medicamentos industrializados precisam seguir um padrão de dosagem que nem sempre corresponde ao necessário para o tratamento. Já no medicamento manipulado as doses são totalmente individualizadas e feitas para você, tendo maior eficácia.
4. Evita desperdício
Como os produtos são feitos para durar exatamente o tempo prescrito para o tratamento, dificilmente ocorrem sobras. Você paga exatamente pela quantidade que necessita para realizar o tratamento. Isso também ajuda no descarte de medicamentos vencidos e/ou que não são mais necessários.
5. Dose única
Muitas doenças precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo e, graças à manipulação, é possível associá-los em um único remédio, facilitando não só a ingestão como também o tratamento, além de ser uma economia para o paciente.
Os manipulados têm eficácia e a vantagem de se adaptar melhor ao paciente e seu tratamento.
Fonte: Consulfarma, Cosmopolense, Tua Saúde